Logo


Cuiabá , MT - -

Polícia volta à sede da Fifa e apreende documentos de Blatter e Valcke

Procuradoria-Geral da Suíça confirma ação em busca de novos elementos para investigação sobre esquema de corrupção, incluindo Copas de 2018 e 2022



ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


A polícia suíça voltou nesta quarta-feira à sede da Fifa em Zurique. A informação foi confirmada à rede britânica BBC pela Procuradoria-Geral do país. A ação foi para buscar materiais de integrantes do alto escalão da entidade – entre eles, seu presidente, Joseph Blatter, e seu secretário-geral, Jérôme Valcke, segundo informações do jornalista Richard Comway. Documentos sobre as Copas de 2018 e 2022 também teriam sido apreendidos.

- Posso confirmar que a Fifa entregou dados. Como mencionado anteriormente, foram abertos procedimentos criminais contra pessoas mantidas em sigilo - disse um porta-voz da Procuradoria-Geral, segundo a agência Reuters.

O departamento de finanças da entidade também seria um alvo da ação. A busca foi por dados eletrônicos, prioritariamente - e a Fifa teria colaborado, entregando materiais mantidos em computadores. O argumento apresentado à Fifa é de que os documentos são necessários para a investigação.

- Conforme informado pelo escritório da Procuradoria-Geral da Suiça, a Fifa entregou os dados pedidos, conforme combinado - disse a entidade em um comunicado.

Valcke não está na Suíça. Nesta quinta-feira, esteve na Rússia, onde novamente
garantiu não ter envolvimento no esquema de corrupção da Fifa, que resultou na prisão de sete dirigentes do alto escalão da entidade há duas semanas – entre eles, o ex-presidente da CBF José Maria Marin.

Blatter, desde que estourou o escândalo, tenta manter sua rotina, trabalhando normalmente na sede da Fifa. Não há informações sobre a presença dele no local no momento da ação. O dirigente, quatro dias depois de ser reeleito, anunciou que deixará o cargo após a realização de nova votação – a ser realizada, provavelmente, em dezembro.

 


Data: 2015-06-10 00:00:00