Logo


Cuiabá , MT - -

Mais de 1,7 mil atletas irão disputar as oito modalidades da 29ª Edição do Campeonato Pixote

A abertura oficial da 29ª Edição do Campeonato Pixote, ocorrida no sábado (08), foi marcada pela maciça presença de familiares e amigos dos atletas



ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


A abertura oficial da 29ª Edição do Campeonato Pixote, ocorrida no sábado (08), foi marcada pela maciça presença de familiares e amigos dos atletas que se apresentaram durante a cerimônia oficial realizada no Ginásio Poliesportivo Dom Aquino. Após quatro anos com as atividades suspensas, o tradicional evento esportivo promovido pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, e demais parceiros contou com grande receptividade por parte dos estudantes das redes públicas e privadas, não só da capital, como de Várzea Grande e Santo Antônio de Leverger. Serão mais de 1.750 atletas que irão disputar uma das oito modalidades ofertadas nessa nova edição.

“É motivo de grande satisfação, fazer parte dessa gestão humanizada que se preocupa com o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas. Eu como gestor da pasta da Cultura, Esporte e Lazer, tenho como meta, a promoção de eventos que possibilitem o incentivo à prática esportiva. Isso contribui para a retirada de meninos e meninas das ruas. Vamos trabalhar cada vez mais para deixar marcada uma gestão que trabalha pelas pessoas e para as pessoas”, declarou o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Aluísio Azevedo.

A cada entrada de uma equipe, o público aplaudia de pé os atletas participantes. A alegria e a motivação foram as marcas principais do evento ocorrido no último fim de semana. A mãe do atleta Davi Lucas, Maria do Socorro, conta com orgulho a paixão do filho pelo futebol. “Desde pequeno, o brinquedo preferido era a bola. Assim que teve a oportunidade, e hoje está com dez anos, ele disse que queria fazer futebol e pretende fazer carreira nessa área. Fico emocionada ao ver ele em cada competição que participa. Muito obrigada à Prefeitura de Cuiabá por essa rica oportunidade”, afirmou a mãe.
Presente ao evento de abertura dos jogos, o vereador Mário Nadaf, sempre parceiro de eventos dessa natureza, aplaudiu a iniciativa da Prefeitura em fazer essa retomada. "Existem registros que muitos atletas que começaram no Pixote, hoje são grandes personalidades do estado. Isso não impede que novas figuras possam ser reveladas", comentou o vereador. 

Como forma de homenagear, personalidades que contribuíram com o esporte mato-grossense, placas de homenagens foram entregues como forma de gratidão. “Isso é pouco pelo tanto que essas pessoas fizeram e alguns ainda fazem pelo esporte”, pontuou Aluísio.

Dentre os homenageados, o professor Antônio Duarte representou a todos e disse que a melhor forma de retribuir tamanha gentileza, é resumir o ato em uma única palavra, gratidão. “Sou muito grato por tamanho reconhecimento”, agradeceu.

Nesta edição, o campeonato contará com competições em modalidades esportivas com faixa etária entre 5 e 14 anos, são elas: voleibol, basquetebol, futebol, handebol, futsal, judô, natação e xadrez. Os atletas vão disputar nas categorias Pixote (5 e 6 anos), Mamadeira (7 e 8 anos), Fraldinha (9 e 10 anos), Mirim (11 e 12 anos) e Infantil (13 e 14 anos).

O campeonato desse ano também traz mais uma novidade, a inclusão de atletas com deficiência que participarão das modalidades paralímpicas. Poderão competir estudantes da rede municipal, estadual e particular de ensino, além dos clubes, desde que façam o credenciamento.

Sua última edição foi realizada em 2018, com disputas em quatro modalidades, reunindo crianças e adolescentes, entre 6 e 14 anos, com equipes masculinas e femininas de futebol.

o Pixote retoma as atividades com o objetivo de promover a integração social e o desenvolvimento integral dos jovens e adolescentes, por meio do incentivo da prática desportiva. Os jogos serão realizados no período de 10 de outubro a 10 de novembro.

“O Campeonato Pixote que teve início em 1986, se tornou uma das mais famosas e tradicionais competições infanto-juvenil da grande Cuiabá. Após não ser realizado nos últimos anos, estamos resgatando essa competição incentivando e apoiando os nossos pequenos esportistas. Neste sentido, a atual gestão de Cuiabá procurando sempre a humanização e a valorização do esporte e incentivando nossos futuros campeões, vem resgatar e reestruturar o Campeonato Pixote”, finalizou o secretário Aluízio Leite.

 
 

Data: 2022-10-11 00:00:00