Logo


Cuiabá , MT - -

Dunga diz que Neymar vai enfrentar Honduras: "Último jogo da preparação"

Em entrevista coletiva nesta terça, treinador quer testar todos os jogadores antes da Copa América: "Temos que contar com o grupo porque pode haver lesões, cartões"



ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


Após conquistar e festejar o título da Liga dos Campeões com o Barcelona no fim de semana, Neymar chegou ao Brasil na segunda-feira, e um dia depois já estava em campo treinando com a equipe que vai disputar a Copa América. Achou corrido? Pois bem, em entrevista coletiva, Dunga disse que vai mandá-lo a campo nesta quarta para o amistoso contra Honduras, em Porto Alegre.

- O Neymar vai jogar, todos os jogadores vão, é o último jogo de preparação, temos que testar os jogadores que vão iniciar a competição e colocar jogadores que a gente precise. Temos que contar com o grupo porque pode haver lesões, cartões, todos precisam estar bem preparados. Nossa expectativa é melhorar e sem dúvida com a chegada do nosso capitão sendo campeão da Liga dos Campeões, sendo destaque, é um jogador a mais de alta qualidade que soma à seleção brasileira, e vem muito motivado.

Nesta terça-feira, o craque do Barcelona participou de sua primeira atividade pelo time nacional desde que conquistou o título da Liga dos Campeões pelo Barcelona, no último sábado. O duelo entre Brasil e Honduras será transmitido ao vivo pela TV Globo, Sportv e GloboEsporte.com. O site também acompanha a partida em Tempo Real.

Confira a entrevista de Dunga na íntegra:

CHEGADA DE NEYMAR

Claro que é bom ter um jogador da qualidade do Neymar, ainda mais com essa motivação. Logo no início, eu o coloquei de capitão e ele cresce nesse momento de maior dificuldade. Ele sabe como é importante jogar no Barcelona, mas também o quanto representa ganhar um título pela Seleção.

 TIME DO AMISTOSO É O TIME DA COPA AMÉRICA?

Pode ser que jogue como pode ser que não. Depende de vários aspectos, não sabemos o que vai acontecer no jogo. Depende da equipe adversária, de como os jogadores vão se apresentar ou se vai haver algum problema físico.

TIME DEPENDENTE DE NEYMAR

Nenhuma individualidade vence sem coletivo. Na Copa do Mundo, as seleções que tinham só um jogador não ganharam. Agora, é mais do que natural que jogadores diferenciados acrescentem muito. Um coletivo forte sustenta as individualidades, e elas qualificam muito o coletivo. Quando uma seleção tem só um jogador, fica pelo caminho. Se há vários, geralmente vai à final.

JOGO VIOLENTO

Esperamos que isso não aconteça, é um jogo de preparação e o juiz estará lá para tomar providências e controlar jogo. Se em determinado momento, a poucos dias da competição, um ou outro jogador tiver esse problema, teremos que poupar.

ATACAR NA HORA CERTA

É natural essa ansiedade do torcedor querer que se ataque de qualquer forma. O jogador tem que ter comando do jogo, segurança, saber o que está fazendo e controlar ao máximo a ansiedade. A equipe demonstrou uma maturidade muito grande em São Paulo, num clima de nervosismo e um público bastante exigente. O primeiro gol saiu depois de uma posse de bola de quase um minuto e meio com a torcida vaiando. Os jogadores mostraram autocontrole e atacaram quando acharam oportuno.

DANILO OU FABINHO?

O Danilo está fazendo tratamento, se recuperando. O Fabinho se comportou muito bem em São Paulo, apesar da juventude. Fez coberturas, interceptações, quebrou o gelo de entrar numa partida com torcedor exigente.

ACOMODAÇÃO COM INVENCIBILIDADE

Aqui não tem acomodação. Se perder o treino tem cobrança, os jogadores gostam de desafio, são altamente competitivos. Estamos montando um grupo em que aquele que fechar o olho, quando acordar tem outro no lugar dele.

FUTEBOL BRASILEIRO PÓS-COPA

Os clubes começaram a ter um centro de treinamento, os estádios têm qualidade, os clubes estão se reorganizando. Mas, no Brasil, nós queremos uma varinha mágica para resolver todos os problemas do dia pra noite. Nós queremos que tudo mude ao nosso redor, menos eu. Eu sou o único certo. Não é assim, todos temos que mudar. Trocamos sete treinadores em seis rodadas, temos que modificar o pensamento, as críticas e cobranças. Achamos que um treinador vai resolver todos os problemas em dois meses. O futebol brasileiro melhorou, ainda não é o que desejamos, mas demos alguns passos.

VOLTA AO BEIRA-RIO

As coisas acontecem quando têm que acontecer. Tudo tem um tempo. Eu às vezes quero acelerar as coisas e fico um pouco chateado porque acho que teriam que ser de outra forma. Fico feliz de retornar, devo minha carreira ao Internacional, que me abriu as portas aos 14, 15 anos. Na minha época não havia essa estrutura, essa qualidade, mas cada um deve respeitar seu tempo, sua época. A vida me deu essa boa surpresa de voltar à minha casa e dar orgulho às pessoas que acreditaram em mim desde o início.

GEFERSON

É jovem, com idade olímpica, apesar de poucas partidas como profissional tem um desempenho importante, se comportou muito bem na Libertadores. A história dele é muito legal, as coisas vão acontecendo e ele vai aproveitando. Agora vai depender do jogo. Não posso ficar muito atento se ele joga na sua cidade ou não. Tenho que pensar na seleção brasileira. Se durante a partida houver oportunidade, vamos colocá-lo sem problema.

 


Data: 2015-06-09 00:00:00