Logo


Cuiabá , MT - -

Pedal da Guarda entra para o calendário oficial de eventos de Várzea Grande

O objetivo principal é transformar a consciência da sociedade várzea-grandense, aproximando-a do Poder Público, com práticas de educação para o trânsito, cidadania, saúde e meio ambiente.



ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


Evento já conhecido por movimentar as ruas de Várzea Grande todas as noites de quinta-feira, o Pedal da Guarda, organizado pela Guarda Municipal (GMVG), entrou para o calendário oficial do Município, graças à lei nº 4.937/2022, sancionada pelo prefeito Kalil Baracat e publicada no Diário Oficial nesta quarta-feira (14).

O projeto proporciona aos ciclistas um passeio por diversos bairros da cidade, uma vez por semana (quintas-feiras, às 19h30, com concentração na Praça Sarita Baracat). Criado em 2015 pelo subcomandante da GM, Alexander Ortiz e pelo ciclista Sérgio Urel, o Pedal da Guarda hoje conta com mais de 500 participantes, que saem com suas bicicletas, mochilas, suprimentos e água, contando com o apoio da Guarda Municipal e parceiros, que, por sua vez, traçam o percurso e garantem a segurança do trânsito no trajeto.

O objetivo do Pedal da Guarda é promover a aproximação da população com a Guarda Municipal de Várzea Grande. Qualquer pessoa pode participar, bastando chegar com sua bicicleta. No caso de quem não possui o meio de transporte, pode alugar com os empreendedores que atendem no ponto de concentração. Não é cobrada inscrição para participar.

Para o coordenador do Pedal da Guarda, GM Juliano Lemos, a lei representa uma realização e agradeceu pelo reconhecimento. “Gostaria de agradecer ao prefeito Kalil Baracat, aos vereadores e ao Comando da Guarda Municipal por se sensibilizarem e reconhecerem a importância do projeto Pedal da Guarda. Nosso objetivo principal é transformar a consciência da sociedade várzea-grandense, aproximando-a do Poder Público, com práticas de educação para o trânsito, cidadania, saúde e meio ambiente. Mais do que o reconhecimento de nossas autoridades, sabemos que hoje a população várzea-grandense abraçou o Pedal da Guarda, participando fielmente todas as quintas-feiras. E nós, guardas municipais, nos sentimos realizados pelo carinho que recebemos e, principalmente, por saber que estamos mudando a vida de várias pessoas para melhor”, afirma.

Confira a íntegra da lei:  

 

LEI  Nº 4.937/2022

Institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos do município de Várzea Grande - MT, o “Pedal da Guarda” e dá outras providências.

 

KALIL SARAT BARACAT DE ARRUDA, Prefeito de Várzea Grande, Estado de Mato Grosso, faz saber que a Câmara Municipal aprovou e ele sanciona a seguinte Lei Municipal:

 

Art. 1º Fica instituído e incluído no Calendário Oficial de Eventos do Município de Várzea Grande - MT, o “Pedal da Guarda”.

 

Parágrafo único: As pedaladas serão realizadas todas as quintas-feiras.

 

Art. 2º A coordenação do evento será realizada pela Guarda Municipal de Várzea Grande - MT.

 

Art. 3º Vetado.

 

Art. 4º Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário.

 

Praça Três Poderes, Paço Municipal “Couto Magalhães”, Várzea Grande, 30 de agosto de 2022.

 

KALIL SARAT BARACAT DE ARRUDA

Prefeito Municipal

 

http://www.varzeagrande.mt.gov.br/conteudo/19859/pedal-da-guarda-entra-para-o-calendario-oficial-de-eventos-de-varzea-grande