Logo


Cuiabá , MT - -

Nos passos de Luxa: veja como foi a primeira vitória na volta ao Cruzeiro

Treinador mostra calma no início, se exalta no intervalo e celebra a vitória em seu primeiro jogo no retorno ao time celeste, contra o Flamengo, no Mineirão



ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


Onze anos, três meses e seis dias depois, Vanderlei Luxemburgo voltou a comandar o Cruzeiro no Mineirão. Do empate por 0 a 0 com o Uberaba, pelo Campeonato Mineiro de 2004, até a vitória sobre o Flamengo por 1 a 0, nessa quarta-feira, se passaram 4.116 dias. Neste período, o Cruzeiro conquistou dois Campeonatos Brasileiros e seis Mineiros, e Luxemburgo passou por vários clubes importantes, como Real Madrid, Grêmio, Santos, Palmeiras e Flamengo, entre outros.

A volta de Luxemburgo ao Cruzeiro foi repleta de peculiaridades. Anunciado como substituto de Marcelo Oliveira na noite de terça, o treinador chegou a Belo Horizonte na manhã de quarta, foi apresentado e à noite comandou o time no Mineirão. O GloboEsporte.com acompanhou todos os passos de Luxa na primeira partida em sua segunda passagem pelo Cruzeiro, a 108ª no total.

Pré-jogo


Sem conhecer bem o elenco cruzeirense e sem tempo para comandar um treinamento sequer,
Vanderlei Luxemburgo teve que conversar muito para mandar o time a campo para a partida contra o Flamengo. A alternativa mais inteligente, e também a mais prudente, foi a usada por ele. Luxemburgo manteve a base usada por Marcelo Oliveira nos últimos jogos. A única novidade foi a entrada de Gabriel Xavier. Assim mesmo, porque Arrascaeta está com a seleção uruguaia.

Luxemburgo conversou muito com Quintiliano Lemos, preparador físico, e Charles Costa, fisioterapeuta, membros da comissão técnica permanente do Cruzeiro. Deivid e Antônio Mello, que chegaram com Luxemburgo, também fizeram parte das conversas. Outro interlocutor do treinador foi Paulo André, que falou muito sobre as características dos companheiros. O jovem meia Allano foi um dos jogadores mais elogiados pelo zagueiro.

Confira vídeo no link abaixo:

http://globoesporte.globo.com/futebol/times/cruzeiro/noticia/2015/06/nos-passos-de-luxa-veja-como-foi-primeira-vitoria-na-volta-ao-cruzeiro.html

Na preleção, conhecidamente um dos pontos fortes do trabalho de Luxemburgo, o técnico passou tranquilidade para os jogadores e cobrou empenho de todos. Luxa falou sobre a importância da vitória, até mesmo pela situação complicada do time antes da bola rolar. O Cruzeiro entrou na rodada como o 19º colocado, com apenas um ponto em quatro jogos.

Primeiro tempo


Vanderlei Luxemburgo foi abraçado por praticamente todos os jogadores do Flamengo, que fizeram questão de ir até o banco do Cruzeiro, antes da bola rolar. No começo da partida, o treinador ficou calmo, sentado no banco e conversando muito com Antônio Mello, Deivid e, mais uma vez, Paulo André. Por volta dos 12 minutos, ele se levantou e foi para a área técnica ao lado do gramado. Vanderlei Luxemburgo se agitou e gesticulou muito, exigindo a correção do posicionamento dos homens de defesa e a rápida recomposição quando o time não tinha a bola.

LEIA TAMBÉM
> No reencontro de Luxa com o Fla, bola parada dá vitória ao Cruzeiro
> “Vitória do Marcelo e dos jogadores”: destaca Luxemburgo em reestreia
> Pacotão do Cruzeiro: redenção de zagueiro e reestreia vitoriosa de Luxa

Aos 20 minutos, o jogo foi parado para que o zagueiro flamenguista Wallace recebesse atendimento médico no gramado. Luxemburgo chamou o goleiro Fábio para uma conversa rápida. No papo, o técnico orientou o posicionamento da defesa cruzeirense nas bolas paradas, como conta Fábio.

Vanderlei Luxemburgo, técnico do Cruzeiro (Foto: Gualter Naves / Light Press)Vanderlei Luxemburgo treinou o Cruzeiro contra o Flamengo (Foto: Gualter Naves / Light Press)

- Ele trabalhou muito tempo no Flamengo e eles mudaram a forma de bater a bola parada. Ele ele sinalizou pra mim que era para rever o que ele tinha falado porque a equipe do Flamengo veio de uma forma diferente na bola parada.

O primeiro tempo seguiu até o fim com o treinador tendo o mesmo comportamento. Ele alternou momentos sentados no banco, em pé, perto do gramado, e conversas com os auxiliares e o zagueiro Paulo André.

Intervalo


No intervalo, os jogadores do Cruzeiro puderam ver, pela primeira vez, o lado enérgico de Luxemburgo. O treinador chegou a gritar, quando cobrava mais atenção e empenho do elenco, após um primeiro tempo realmente muito abaixo do potencial que o time tem.

Ao fim da sua intervenção, o técnico disse palavras motivadoras e acertou detalhes de posicionamento, além de pedir mais rapidez na ligação entre defesa e ataque.

Segundo tempo


Na etapa final, Luxemburgo proporcionou uma cena engraçada, ao trocar os nomes de Mayke e Charles. O lateral era chamado de Maycon e o volante de Michel. O próprio treinador riu da confusão na entrevista coletiva que deu após o jogo.

O passar do tempo deixou Luxa mais agitado no banco. Ele gesticulou e gritou muito. O técnico mandou Alisson, Henrique Dourado e o jovem Allano para o campo, sacando Gabriel Xavier, Leandro Damião e Willian. O gol do Cruzeiro, marcado por Manoel, aos 31 minutos, fez com que Luxemburgo comemorasse muito. Ele foi muito abraçado pelos jogadores do banco, por Antônio Mello e por Deivid.

Pós-jogo


Na entrevista coletiva, além de encarar as perguntas dos jornalistas, Vanderlei Luxemburgo teve que lutar contra uma tosse, que o incomodou durante praticamente todo o tempo. Ele fez questão de valorizar a importância do trabalho de Marcelo Oliveira e de elogiar seu antecessor. O treinador falou também sobre o próximo jogo do Cruzeiro, o clássico de sábado, contra o Atlético-MG, no Independência. O técnico reconheceu a importância da partida como um campeonato à parte.

Ao final da entrevista, Luxemburgo falou sobre o quão importante foi a vitória sobre o Flamengo, com uma frase daquelas que já se tornaram marca registrada em sua carreira.

- Ganhar era importante hoje, para dar uma aliviada. Não importava se fosse gol de barriga ou de bunda (risos).

Cruzeiro x Flamengo - gol de Manoel (Foto: Daniel Teobaldo/Futura Press)Jogadores do Cruzeiro comemoram o gol marcado por Manoel (Foto: Daniel Teobaldo/Futura Press)

 


Data: 2015-06-04 00:00:00