Logo


Cuiabá , MT - -

Futebol Internacional: Diretor da Conmebol diz que Copa América de 2016 pode ser suspensa

José Luis Meiszner afirma que é necessário “colocar uma enorme interrogação” sobre a realização do torneio comemorativo do centenário da disputa, previsto para os EUA



ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


A Copa América de 2016, edição comemorativa do centenário do torneio, corre o risco de não ser realizada, na visão do secretário-geral da Conmebol, o argentino José Luis Meiszner. A competição está prevista para ser realizada justamente nos Estados Unidos, país que encabeça a investigação sobre o alto escalão da Fifa, que resultou na prisão de sete dirigentes, entre eles o ex-presidente da CBF José Maria Marin.

Segundo Meiszner, as suspeitas que envolvem as entidades organizadoras do torneio (Conmebol e Concacaf) são suficientes para colocar em dúvida a realização do torneio. A edição, caso seja confirmada, terá 16 equipes, excepcionalmente: as dez da América do Sul, sempre presentes na competição, mais seis do resto do continente - Estados Unidos, México, Costa Rica e Jamaica já estão confirmados.

saiba mais

- Hoje é preciso se colocar uma enorme interrogação sobre a possibilidade de disputar essa Copa – disse o dirigente à Rádio América, da Argentina.

- O presidente de uma das confederações está preso, as empresas titulares dos direitos têm seus fundos bloqueados, não se pode dizer que as coisas no futuro vão ser como estão previstas – completou.

Recai sobre a Conmebol boa parte do escândalo investigado pelos Estados Unidos. Centenas de milhões de dólares teriam circulado, como propina, para a liberação dos direitos comerciais justamente da Copa América nas duas últimas décadas. Nicolás Leoz, ex-presidente da entidade, teve decretada sua prisão domiciliar. Os Estados Unidos pedem a extradição dele.

- Temos que estar preparados para ter enormes turbulências, visto que os titulares dos direitos (o grupo Traffic) são questionados na Justiça e não têm condições de cumprir os compromissos contratuais – opinou o dirigente.

Já a Copa América de 2015 está confirmada e começa semana que vem no Chile, com o duelo entre o país-sede e o Equador, na quinta-feira. O Brasil estreia contra o Peru no domingo. Colômbia e Venezuela também estão na chave brasileira.

 


Data: 2015-06-02 00:00:00