Logo


Cuiabá , MT - -

Referência mato-grossense no judô, David Moura anuncia aposentadoria aos 34 anos

O judoca chegou a liderar o ranking mundial na categoria peso pesado



ESSA NOTÍCIA É UM OFERECIMENTO:


Um dos maiores esportistas mato-grossense anunciou sua aposentadoria nesta quarta-feira (10). O judoca David Moura, de 34 anos, está imerso dentro do esporte desde quando tinha 6 anos de idade, graças à influência do pai, Fenelon Oscar Muller, exímio judoca mato-grossense que teve uma influência enorme para que arte marcial se desenvolvesse dentro do estado.

Apesar de fazer parte do esporte desde a infância, o atleta começou a se dedicar somente para o judô a partir dos 20 anos de idade. À altura, imposição física e a técnica aguçada de David fizeram com que ele se destacasse em nível nacional. O judoca acumula medalhas como o Mundial de Budapeste (2017) e o ouro nos Jogos Pan-Americanos de Toronto (2015), no Grand Prix de Cancún (2017) e no Grand Slam de Ecaterimburgo (2017).

2017 foi um ano especial na carreira de David Moura, isso porque o judoca liderou o ranking mundial na categoria peso pesado. O atleta se despediu das competições oficiais com a medalha de prata na categoria acima de 100kg no Campeonato Mundial Militar de Judô do Conselho Internacional Desporto Militar (CISM), disputado em Paris, na França, no final do mês de outubro.

Além de ter uma trajetória repleta de glórias dentro do esporte, o judoca também deixa um legado muito importante no esporte brasileiro. A fim de dar oportunidades para outras crianças que sonham seguir seus passos, ele criou o Instituto David Moura, que veio a se tornar o Polo Cuiabá do Instituto Reação.

Na capital mato-grossense, o Instituto duas sedes, uma no Três Barras e outra na Cidade Alta. O projeto é fruto da criação do medalhista olímpico Flavio Canto, seu técnico Geraldo Bernardes e amigos em 2003, o Instituto Reação é uma Organização da Sociedade Civil que promove o desenvolvimento humano e a integração social por meio do esporte e da educação, fomentando o judô desde a iniciação esportiva até o alto rendimento.


Data: 2021-11-10 00:00:00